cortiça_debates_parlamentares
A Câmara Municipal do Montijo lança, no dia 12 de setembro ás 17.30h, em colaboração com a ONG Euronatura, o livro «A cortiça nos debates parlamentares da nação portuguesa (1839-1899)». Esta publicação, integrada na colecção editorial do “Laboratório de História e Política Florestal”, resulta dum projecto de investigação acerca desta fileira tão importante da economia portuguesa, desde os primeiros anos do seu desenvolvimento industrial até ao final do século XIX. Durante a sessão de lançamento terá lugar uma apresentação do referido estudo pelo diretor da Euronatura Ignacio García Pereda seguida de intervenções do autor do livro, Nuno Silva e outras personalidades do mundo académico e do sector.
O livro tenta responder a questões como “Como começou a fileira da cortiça em Portugal? Quais dificuldades tiveram mais relevo nos primeros anos? Qual é a sua importância desta historia na situação actual do sector cortiça? A riqueza dos Debates Parlamentares como fonte de estudo permite a quem os analisa alcançar uma abrangência temática conseguida por muitos poucos documentos enquanto tal. O trabalho do livro contém um fio condutor transversal, a cortiça, abarcando áreas como a política, a indústria, a agricultura, o comércio interno e externo, os transportes marítimos e terrestres, as vias de comunicação, as finanças, os impostos, o pensamento político, e o pensamento económico.
No actual contexto, em que o sector da cortiça Português se apresenta como o mais importante do mundo, o seu percurso nos primeiros momentos de actividade deve ser estudado e reconhecido. Até ao momento, não havia sido prestada a atenção devida quer ao teor, quer ao impacto destes primeros anos. É esta falha que o presente projecto pretende colmatar, contribuindo simultaneamente para um melhor conhecimento da realidade histórica portuguesa do século XIX.
Montijo, Quinta do Páteo d’Água, Avenida dos Pescadores Quinta Feira, 12 Setembro 2013, 17h30.

Tagged with →  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork