in APCOR.PT:

A Assembleia da República e a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) vão celebrar o 1º Aniversário da Elevação do Sobreiro a Árvore Nacional de Portugal com a plantação de um sobreiro nos jardins da AR. Este sobreiro será plantado por José Luís Peixoto – escritor e natural de Galveias, Ponte de Sor, Alentejo – que apadrinhou esta árvore.

O acto simbólico decorrerá no dia 19 de Dezembro, às 14h30, e contará com a presença de Deputados e do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Deputado Vasco Cunha, em representação da Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, do presidente da Apcor, João Rui Ferreira, e outras personalidades que neste dia irão celebrar a importância desta espécie para o nosso país.

A Assembleia da República tem sido muito sensível a esta temática, nomeadamente através dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho do Sobreiro (X Legislatura), de que resultou a Resolução da Assembleia da República n.º 26/2007, de 21.06.2007 (Defender o montado, valorizar a fileira da cortiça), aprovada por unanimidade.

Para o presidente da Apcor “a celebração deste dia tem como intuito dignificar uma árvore tipicamente portuguesa e, como tal, valorizar o nosso país enquanto detentor de uma espécie florestal única à escala mundial. Portugal é líder na área mundial de sobreiro, assim como na produção da cortiça, por isso quer a resolução aprovada o ano passado, quer este acto simbólico que vamos levar a cabo, demonstra a importância que todos devemos ter para com esta espécie. O sobreiro deverá ser a árvore de todos os portugueses.”

O padrinho do sobreiro, José Luís Peixoto, considera que: “esta ação não é mais do que o reconhecimento da importância desta espécie para o nosso país, a nível ambiental, social e económico. A preservação desta espécie deve ser uma atitude de todos. O sobreiro é uma árvore com características fenomenais e, por isso, devemos trata-lo com todo o carinho.”

Tagged with →  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork