A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) promoveu no dia 08 de Outubro a 1ª Gala Anual da Cortiça. Este evento inédito em Portugal, teve lugar no Palácio do Freixo, junto ao rio Douro, no Porto, e tem como objectivo valorizar e reconhecer a excelência de personalidades e/ou entidades que, nos últimos anos, se destacaram e contribuíram para a promoção, desenvolvimento e crescimento do sector e da fileira da cortiça.
O júri foi constituído pelo presidente da Apcor, António Rios de Amorim, por Helena Pereira, Vice-Reitora da Universidade Técnica de Lisboa, investigadora na área florestal, e Armando Sevinate Pinto, actual assessor do Presidente da República, ex-ministro da agricultura e impulsionador da Filcork – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça.
Antes da Gala o presidente da Apcor disse que “este será um momento de prestígio e de orgulho, uma vez que será um momento único para enaltecer o que de melhor se tem feito no sector da cortiça.” “É pois mais uma iniciativa que eleva a cortiça aos mais altos padrões da qualidade e que pretende ser também um incentivo para que as entidades externas ao sector e nas mais diversas áreas continuem a promover e a divulgar a cortiça, a investigar e a informar sobre este produto inigualável.”

Os vencedores de cada uma das 7 categorias escolhidas pela APCOR foram:

-Prémio Inovação, visa reconhecer a inovação do processo de fabrico ou apresentação de um novo produto, atribuído a: Nelo M.A.R. Kayaks, pela utilização da cortiça no interior de famosos kayaks de competição.

-Prémio Floresta, visa reconhecer novos investimentos e introdução de novas metodologias de gestão no montado, atribuído a: Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes, pelo trabalho desenvolvido no montado, em especial pelo processo de certificação florestal.

-Prémio Conhecimento, pretende reconhecer a investigação e procura de conhecimento sobre a fileira da cortiça, atribuído a: Instituto Superior de Agronomia, pela investigação e pesquisa nas áreas do sobreiro e da cortiça, com a publicação de livros internacionais sobre os temas.

-Prémio Informação, visa reconhecer informação de carácter jornalístico ou equivalente relevante sobre a cortiça, atribuído a: Mike Salisbury e Paul Morrison, realizadores e produtores do documentário da BBC, “Cork – Forest in a Bottle” (Cortiça – a floresta uma garrafa), emitido em Portugal pela SIC.

-Prémio Revelação, visareconhecer qualquer tipo de iniciativa inédita que utilize a cortiça, atribuído a: Mercedes – Benz, pela utilização da cortiça no interior do modelo F-700.

-Prémio Mérito, pretende reconhecer o trabalho desenvolvido dentro de uma área de saber e com o recurso à cortiça, atribuído a: Arquitecto Siza Vieira e Arquitecto Souto de Moura, pela utilização da cortiça nas suas obras, nomeadamente o Pavilhão de Portugal na Expo de Hannover, 2000, e na Quinta do Portal, no Douro.

-Prémio Rolha de Cortiça, visa reconhecer o esforço de promoção da rolha de cortiça, atribuído a: Herdade do Esporão, pela utilização da cortiça nos seus vinhos, facto que contribui para o reconhecimento da cortiça no panorama nacional e internacional.

Aproveito para enviar os parabéns a todos os galardoados, e lanço um desafio à Herdade do Esporão que utiliza nos seus vinhos rolhas de cortiça: Continuem a fazê-lo mas INFORMEM O CONSUMIDOR DESSE FACTOR DE DIFERENCIAÇÃO. Os consumidores preferem os vinhos com cortiça, por isso ao informarem nos rótulos que utilizam cortiça como vedante estariam a potenciar essa opção junto dos vossos clientes (consumidores de vinho)…

Tagged with →  

One Response to “Os vencedores da Gala da Cortiça são…”

  1. Teresa Ramada Curto diz:

    Parabéns a todos ! Foram fantásticos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork