lince180

A IUCN (International Union for Conservation of Nature) publicou um relatório sobre as metas de perda da Biodiversidade prevista para 2010 no qual é afirmado que estas metas não só não vão ser cumpridas assim como a situação é mais grave do que se previa.
No entanto, em Portugal, saiu esta semana uma noticia animadora apesar de ser apenas uma gota nesse oceano. Os primeiros exemplares de Lince Ibérico chegam ao Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro (Silves) em Setembro próximo, vindos de Espanha. Esta notícia é bastante importante se tivermos em conta que o Lince Ibérico é um dos mamíferos mais ameaçados em todo o mundo.
A finalidade deste Centro de Reprodução em Cativeiro (com capacidade para 16 animais) é a de proceder ao repovoamento de zonas selvagens com estes animais. Para isso além de ter de conseguir um número considerável de animais tem de conseguir reunir as condições propicias de habitat natural para que estes consigam sobreviver.
Esta espécie antes de estar tão ameaçada povoava os montados de sobreiros de Portugal e Espanha, daí ser tão importante a conservação destes “bosques”. Além desta “casa” os Linces Ibéricos, para sobreviverem, precisam de alimento e é por isso que a zona a povoar no futuro ainda não está escolhida, pois é preciso uma zona com uma quantidade de coelhos bravos significativa.

Mais informações sobre o assunto:
Relatório da IUCN:
Aqui
Notícia sobre o relatório da IUCN:
naturlink.sapo.pt
Notícia sobre a chegada do Lince Ibérico:
DN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork