infertilidade

O título até pode ser alarmista, mas o assunto é sério. Num estudo que está a ser realizado pela “North Carolina State University” e pelo “National Institute of Environmental Health Sciences” (EUA) sobre o impacto do Bisphenol A (BPA) as conclusões estão a revelar-se preocupantes.
O BPA é uma substância química presente em tudo o que é plástico, desde biberões de criança, garrafas de bebidas, embalagens alimentares em geral. Nos vedantes alternativos do vinho esta substância está presente quer no interior das tampas roscadas de alumínio quer obviamente nos vedantes de plástico.
Podem vocês perguntar, e bem, se esta substância não era já conhecida e por isso a sua presença regulamentada pelas normas de bens em contacto com produtos alimentares. É verdade, esta substância já está regulamentada nessas normas, mas esta investigação submeteu fêmeas de ratos (apenas) nos primeiros 4 dias de vida à dose que essas normas estipulam como sendo inócua (mesmo quando estejamos em contacto com ela diariamente) e o resultado foi que as cobaias de laboratório tiveram graves problemas de malformações dos ovários e outros problemas de infertilidade.

Este estudo não permite (pelo menos por agora) que a comunidade cientifica tire conclusões definitivas no que respeita aos humanos, mas é um estudo que todos os que pensam optar pelos vedantes alternativos às rolhas de cortiça deveriam ter em consideração…

Informações sobre o tema:
Artigo:
http://www.ecologicalcork.com/page15/files/2009-06-30_bpa.pdf
Publicação:
Aqui

One Response to Vedantes de plástico provocam infertilidade

  1. JASantos diz:

    Eu sou um defensor dos produtos naturais e a cortiça é dos materiais mais extraordinários em propriedades elásticas, isolante térmico e acústico, não bio-degradável.
    Com títulos como este não estão a defender a cortiça, mas a cair no ridículo e a fazer com que niguém mais acredite nas coisas verdadeiras e comprovadas.

    O vedante plástico não deve ser utilizado, não por provocar a infertilidade, mas porque é plástico.
    A cortiça deve ser utilizada porque não faz mal à saúdee veda bem, e não porque evita a cancro disto ou daquilo, etc.
    É preciso ter os pés assentes na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork