vedanteplastico

Este é mais um artigo (americano) favorável às rolhas de cortiça, ou pelo menos bastante desfavorável para os vedantes de plástico. W. Blake Gray, um jornalista com uma notoriedade em crescendo e que terá o seu primeiro livro publicado em breve, escreve para vários periódicos sobre vinho mas este artigo é retirado do seu blogue pessoal.
Segundo ele a imprensa especializada tende a “esquecer” nas suas crónicas os vedantes de plástico (que têm cerca de 20% de quota de mercado) falando apenas nas rolhas de cortiça e nas “tampas roscadas de alumínio”. O autor assume que é um erro esquecer este tipo de vedante nas criticas, porque ao contrário dos outros “os vedantes de plástico não apresentam qualquer argumento positivo” aquando da sua escolha. Pelo contrário, ele consegue enumerar uma série de problemas deste tipo de vedantes.

Segundo ele só existiam duas razões (no passado) para que a indústria vinícola tivesse usado vedantes sintéticos: o preço baixo, e o medo do TCA. Mas hoje em dia estas razões já estão ultrapassadas, a primeira porque a indústria corticeira respondeu ao mercado com as rolhas técnicas e de aglomerado (apresentando assim um produto de competição na vertente preço) que podem apresentar face às rolhas naturais valores de TCA muito inferiores.
Quanto ao medo do TCA, porquê utilizar os vedantes plásticos se estes têm uma elevada probabilidade de estragarem os vinhos devido a uma elevada oxigenação? Segundo o autor se é por causa do TCA então que se use as “tampas roscadas de alumínio”, mas eu acrescento que hoje em dia o TCA já não é motivo para deixarem de utilizar as rolhas de cortiça.
Em jeito de conclusão o autor refere que se os Americanos não acham “sedutor” o abrir de uma garrafa com uma tampa roscada ele também não acha nada sedutor o partir o saca-rolhas ao retirar um vedante sintético. Postos perante estas conclusões só podemos dizer: então usem as rolhas de cortiça...

Informações de interesse:
Cópia do artigo:
Ver aqui
Blogue:
http://wblakegray.blogspot.com/
Autor:
W. BLAKE GRAY

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork