No passado Sábado a TSF transmitiu um programa de cerca de 2 horas sobre a cortiça. O programa foi emitido desde Coruche, tendo como tema de partida a FICOR (Feira Internacional da Cortiça) que se realiza no final desta semana naquele município.
O Presidente da Câmara de Coruche apresentou o “Observatório da Cortiça”, um edifício revestido no exterior com vários tipos de cortiça (virgem, amadia, etc) que será inaugurado esta semana e que funcionará como centro de estudos e investigação do sobreiro (maior enfoque no sector florestal). Juntamente com os convidados ligados às universidades abordaram-se os problemas do montado, os seus tipos e estados de conservação.
O Dr. Joaquim Lima da APCOR traçou um panorama das utilizações da cortiça do ponto de vista indústrial. Focou o esforço de investigação e de irradicação do TCA que a indústria fez nos últimos anos e abordou o tema da sustentabilidade ambiental que a cortiça representa.
O tema da regulamentação da informação sobre o tipo de vedante utilizado pelo vinho foi abordado, tendo o representante da APCOR focado o os esforços que estão a ser feitos nesse sentido quer ao nivel nacional, quer ao nível Europeu. Sobre o tema dos vedante alternativos, houve um comentário de alguém ligado à Associação dos Municípios com Vinho que falou numa tentativa de boicotarem os vinhos com vedantes sintéticos no Concurso Nacional de Vinhos.
O programa tem a duração de cerca de 80 minutos e está disponível no site da TSF.

Ligações com interesse sobre o tema:
Ficor: http://www.ficor-coruche.com/
Ligação directa para o programa: http://tsf.sapo.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1240997

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork