cartaz espectaculo

O IMAGINARIUS (Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira) vai homenagear a indústria da Cortiça. Esta homenagem vai centrar-se em 3 pilares: uma representação teatral levada a cabo pelo Projecto de Artes Comunitárias TEXTURAS (1, 2, 29 e 30 de Maio), uma exposição Fotográfica patente na Casa da Cultura de Lourosa (de 1 a 30 de Maio) e uma Instalação Vídeo no Museu de Santa Maria de Lamas (de 1 a 30 de Mai). A representação teatral terá como “palco” as instalações de uma fábrica de cortiça em Mozelos (Sta. Maria da Feira).

Penso que este tipo de iniciativas pode servir para sensibilizar as pessoas que não estão ligadas ao sector corticeiro da a sua importância, tornando-o em “algo” mais humanizado e por isso mais próximo do cidadão comum…

Sinopse do Espectáculo: “Texturas” propõe uma viagem nas curvas do que somos tendo como pano de fundo vidas e histórias de três gerações de uma terra real. Num espaço que evoca memórias comuns – uma fábrica de cortiça – procuramos sentidos para o trabalho árduo de transformar a pele do sobreiro. Homens, meninas, velhos, mulheres, meninos, velhas encontram-se num espaço frio, mecânico e pesado para nos contarem as suas histórias e experiências de vida.
“Texturas” espelha reinícios, procuras, fragilidades, encontros, fugas e deslumbramentos com a condição humana, nas diferentes texturas desta cortiça encontram-se novas formas de estar e comunicar.
Este é um projecto de arte comunitária que cruza várias linguagens artísticas, procurando unir três pontos geográficos de um triângulo, próximos mas distantes, através de percursos guiados entre a fábrica, o museu e a casa da cultura.
“Texturas” procura homenagear e celebrar a leveza, a impermeabilidade, a aderência, a elasticidade e a resistência da cortiça integrando-as como potencialidades nos quotidianos relacionais desta gente e desta terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork