Após alguns atrasos por motivos pessoais, e outros por alguns contratempos “técnicos” dou início à recolha de assinaturas para a nossa petição online. Tal como já tinha adiantado (aqui) a ideia desta petição nasceu devido ao problema da falta de informação nas garrafas de vinho sobre o tipo de vedante utilizado. Quantos de vós já foram surpreendidos ao abrir uma garrafa de vinho e ela ter um vedante sintético? Para quem quer defender a cortiça essa é uma situação frustrante, uma situação que nos leva a pensar o que pode ser feito para não termos essas (desagradáveis) surpresas.
A resposta é simples, os vinhos deveriam trazer informação sobre o tipo de vedante utilizado. Acredito que nos dias de hoje um determinado vinho ao anunciar que utiliza rolha de cortiça será discriminadopositivamente pela esmagadora maioria dos consumidores, por isso passa por cada um de nós (consumidores anónimos) juntar a sua força para que esta seja uma prática corrente. É por isto que esta petição é do interesse de todos os consumidores sem excepção. Vamos juntar as nossas assinaturas como forma de pressão…

peticaowww.peticao.ecologicalcork.com

Mas junto de quem, e de que forma, será exercida essa pressão?
A ideia original passava por depois de recolhido um número significativo de assinaturas, utilizar essa “força” junto de dois grupos. Primeiro junto dos próprios produtores de vinho, mostrando-lhes que os consumidores querem ser informados e como tal só têm a ganhar ao incluir essa informação nos rótulos e/ou contra-rótulos das suas garrafas.
Outro grupo a sensibilizar seria o das cadeias de distribuição (ex.: hipermercados) fazendo com que estes percebam os desejos dos consumidores e dessa forma façam eles próprios pressão junto dos produtores e além disso possam por iniciativa própria prestar essa informação (ex.: de uma forma simples uma qualquer cadeia de supermercados pode anunciar que todos os vinhos da sua marca utilizam rolhas de cortiça). Mas entretanto surgiu também a ideia (aqui no blogue) da petição ser direccionada também à Assembleia da República para que se legisle no sentido da obrigatoriedade de incluir essa informação nos rótulos das garrafas.

Penso que esta iniciativa é do interesse de todos, por isso além da vossa assinatura peço ajuda na divulgação desta petição. Divulguem pelos vossos contactos explicando-lhes os objectivos desta iniciativa, no site da petição podem retirar banners publicitários que podem incluir nos vossos blogs…

Tagged with →  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork