garrafas

Ao longo dos últimos anos têm-se feito algumas campanhas em defesa da cortiça, que têm de forma gradual vindo a melhorar a imagem da cortiça e dos seus produtos. Nos últimos tempos as questões de defesa do ambiente, quer pela via da biodiversidade quer pela via do potencial de reciclagem e reutilização da cortiça, têm alertado os consumidores anónimos que até então desconheciam a importância de se defender este tesouro ambiental.
Considero que esse objectivo das campanhas promocionais está a ser conseguido, MAS, se ficarmos por aqui temo que os resultados práticos sejam insignificantes.
É importante que os consumidores associem a imagem da cortiça à defesa do ambiente, mas se ao chegarmos aos supermercados não podermos escolher o vinho que compramos tendo a garantia que o vedante é a rolha de cortiça, de nada serve termos essa convicção. Eu próprio já “enfiei o barrete” ao experimentar um vinho que comprei num hipermercado, e quando o abri em casa a rolha era sintética.

A APCOR e a C.E.Liége estão a tentar fazer pressão ao nível da Comunidade Europeia para que seja criada legislação que obrigue os engarrafadores a indicarem o tipo de vedante que utilizam nas garrafas, mas infelizmente todos nós sabemos que essas coisas por vezes demoram demasiado tempo, tempo que este sector pode não ter…

E nós??? O que é que podemos fazer??? Tenho andado com a ideia de criar um abaixo assinado (Petição Online) com o objectivo de pedir aos engarrafadores e às cadeias de distribuição que informem sobre o tipo de vedante que utilizam nos seus vinhos.
A ideia não é que o abaixo assinado seja a pedir que utilizem cortiça, é acima de tudo a pedir que nos informem quando o fazem. Desta forma, penso ser possível conseguir maior adesão de consumidores anónimos a quem pedir que se utilize cortiça pode não dizer muito, mas pedir para estar informado é um direito que interessa a todos os consumidores.

E vocês?? O que dizem disto?? Será um delírio meu, ou acham que possa ter alguma importância (por mais pequena que seja)… Fico à espera das vossas opiniões, comentários e ideias antes de avançar com esta acção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork