CO2Dando seguimento à apresentação das razões para fazermos a opção pela cortiça:

Pegada de Carbono

Além da questão da conservação da Biodiversidade que apontamos anteriormente, a cortiça tem mais vantagens do ponto de vista ambiental, como a capacidade de retenção de carbono da atmosfera e a contribuição para a redução da dependência do petróleo. De facto os montados além da capacidade de produção de oxigénio através da fotossíntese, são capazes de reter quantidades significativas de CO2, um dos gases mais ligados ao efeito de aquecimento global. Estudos apontam para que a área de montado de toda a zona mediterrânica seja responsável pela fixação de cerca de 14 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Mas não é só a floresta que nos dá esta matéria prima tão nobre que favorece a diminuição dos gazes de efeito de estufa, a indústria que a transforma é também um exemplo de sustentabilidade visto que desde sempre teve utilizações para todos os sub-produtos e desperdícios que produz.
A APCOR publicou recentemente, no seu anuário de 2009, os resultados de um estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers para o Grupo Amorim, em que se estudou o impacto ambiental da rolha de cortiça quando comparado com as suas alternativas (cápsula de alumínio e vedante de plástico). Os resultados deste estudo foram francamente favoráveis em relação à rolha de cortiça. No relatório finalestão quantificados os valores de emissão de CO2 na produção, transporte, engarrafamento e na sua eliminação no final de vida, sendo que 1000 rolhas de cortiça emitem cerca de 1437g de CO2 enquanto a mesma quantidade de vedantes sintéticos emitem 10x mais (14716g) e no caso dos vedantes de alumínio a diferença é avassaladora (37161g).

Estas (baixas) emissões na produção das rolhas de cortiça, quando conciliadas com a capacidade estimada de retenção dos montados permitem-nos concluir que:

As ROLHAS DE CORTIÇA são o vedante mais amigo do ambiente, e por isso mais AMIGO DO VINHO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork