Na apresentação deste projecto referi que pretendia defender os argumentos que fazem da cortiça uma escolha (eco)lógica. Pois bem, esta será a apresentação do primeiro desses argumentos:

Os montados e a Biodiversidade

c2006_5flora

Os montados de sobro (nome dado às “florestas” de sobreiros) são a base do ecossistema de toda a bacia mediterrânica (Portugal, Espanha, Marrocos, França, Itália, etc.). Os ecossistemas, tantas vezes esquecidos, são os fornecedores de um conjunto de matérias que o homem desde sempre se habituou a utilizar mas são também fornecedores de algo que nem sempre lembramos.
Os ecossistemas são a base de suporte para a vida no planeta, possibilitam a existência da biodiversidade, regulam o ciclo da água, regulam a fixação dos solos, possibilitam a fixação do carbono (sobre o CO2 irei falar noutra oportunidade), etc.
Os montados dão abrigo a espécies como os Veados, a Águia Cobreira, os Peneireiros, as Raposas, os Coelhos Bravos e talvez o mais emblemático o Lince Ibérico. Este é o felino mais ameaçado em todo o mundo estando em “perigo critico” de extinção, estimando-se que em liberdade apenas existam cerca de 100.

Mas a biodiversidade não é apenas a fauna, estudos revelam que a Bacia Mediterrânica tem cerca de 15 a 25 mil espécies de plantas. Um número muito acima do resto da Europa. Apesar de muitas áreas de montado terem utilizações agrícolas conseguem ainda manter uma enorme quantidade de espécies vegetais nativas.

Para podermos proteger esta riqueza e diversidade biológica temos de defender a cortiça…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Real Cork. Real Wine.

Clique nas imagens e partilhe-as:

say yes to cork